segunda-feira, 18 de março de 2013

Planejamento de Cardápio: um jeito de economizar dinheiro de verdade!


Muitas vezes o simples fato de pensar em algo já é cansativo, ou planejar um cardápio para nossa família vai tomar muito tempo e simplesmente não fazemos. Esperamos até o ultimo minuto para começar a cozinhar algo para comermos. Como resultado acabmos jogando a toalha antes mesmo de abrir a geladeira e ligamos para um restaurante que entregue em casa. Isso suga todo o nosso dinheiro além de acrescentar alguns quilos ao nosso corpo. Você sabe quanto dinheiro você tem gastado em comida na sua casa? Estou falando do mercado e comendo fora.

A maior parte da nossa renda é direcionada aos pagamentos fixos, como lux, gás, condomínio etc. Quando precisamos economizar dinheiro, não podemos abrir mão de pagar essas contas, então o local que temos para economizar é no gasto com comida. Um pouco de planejamento hoje manterá o seu dinheiro no banco ao invés de ir escapando entre seus dedos.

Aqui vai um jeito simples de fazer o seu cardápio: faça um “diário de comida”.  Tudo que você precisa é anotar o que você comeu todos os dias. Isso te ajudará a construir cardápios para a sua semana de forma muito fácil. Nós somos criaturas de hábitos, então use os hábitos da sua família para te ajudar a construir seu cardápio.

Peguemos o domingo como exemplo: Você costuma comer fora ou prepara aqueles almoços para a família toda? Se você cozinha, o que costuma fazer? Está começando a ver os padrões? É por isso que eu gosto de ter um “tema” para a comida de cada dia da semana. Pode ser o tipo de comida, ou a forma de preparo, a origem (mineira, paulista, chinesa, portuguesa) etc. você pode se divertir com isso e ainda ensinar seus filhos a cozinhar ao mesmo tempo. Cada noite uma criança pode ser a sua ajudante. Deixe seus filhos te ajudarem a montar o menu, fazer a lista de compras e preparar a comida. Não existe um jeito melhor de ajudar uma criança a aprender sobre nutrição e comida de verdade. Simplesmente ensine seus filhos a fazerem uma salada e veja como eles vão ficar orgulhosos e oferecendo a todos da família o que fizeram.
Saber o que você vai cozinhar é metade da batalha. A outra metade é já ter o que precisa em casa, para simplesmente pegar no refrigerador ou na dispensa e preparar. Se você tiver que ir até o mercado é provável que você não siga o plano e acabe se perdendo novamente. É por isso que ter um dia para o planejamento dos cardápios e levantamento do que há na dispensa antes de ir ao mercado é tão necessário e fará com que você sinta prazer em cozinhar para sua família. Você ficará surpresa com a diversão que é cozinhar em uma cozinha limpa e brilhante e tendo toda a comida que precisa em casa.

Está pronta para alimentar sua família enquanto economiza dinheiro simplesmente voltando para a cozinha?

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário