quarta-feira, 22 de outubro de 2014


Escolha uma por dia e mãos a obra!


  • Hoje eu quero que você vá até a sua sala de estar e fique lá por alguns minutos. Enquanto você estiver por lá eu quero que você olhe ao redor e para as superfícies (mesas, mesinha de chá/café, em cima da TV, das estantes, etc...) O que você têm nestas superfícies?  São as mesmas coisas decorativas que você sempre teve?  Você os ama realmente?  Elas são clutter (tralhas) misturadas com outras coisas? Tem muitos patinhos, coelhinhos, velas, vaquinhas, momentos preciosos, etc.?  Eu não estou condenando estas coisas, mas estou perguntando-lhe se ainda lhe trazem alegria e se você ainda ama vê-los na sua sala de estar?  Ou se você apenas se acostumou com eles aí. E as pilhas de revistas e papeis? Você PRECISA deles? Você ficará espantado em quanto sua sala de estar ficará mais "nítida", como ela aparecerá mais, removendo algumas poucas coisas. Como seria mais fácil tirar o pó destas áreas sem todas estas coisas. Pense nisto!!! Sua missão é começar livrando-se dessas coisas que são clutter (tralha) e estão desordenados em sua sala de estar. Pegue 5 minutos e livre-se de algumas coisas. Estou disposta a apostar que quanto mais coisas você olhar ao redor, mais irá encontrar e desejará livrar-se delas porque elas não te trazem mais alegria e estão aí apenas porque você se acostumou com elas. Divirta-se com isto!!!
  • Hoje eu quero que você gaste 15 minutos tirando da sala de estar tudo o que não deveria estar lá. Coisas esquecidas num canto, numa cadeira ou mesmo no chão, coisas que você quase não vê porque já se acostumou com elas ali, retire tudo. Se não faz parte da sala de estar, livre-se. Não significa que você precise gastar 3 horas nessa tarefa, veja o que consegue fazer em 15 minutos.
 
  • Uma de minhas missões favoritas para a sala de estar é vasculhar os sofás e poltronas! É onde nós desencavamos as migalhas, salgadinhos, pipocas e meias desaparecidas! Vasculhe por trás das almofadas, no vão entre os braços e em todo canto que tiver uma costura ou dê para colocar a mão. Eu sempre me espanto com o tanto de coisas velhas que a gente consegue tirar do sofá em um mês! Divirta-se, isto não deve ocupar mais do que 5 minutos do seu tempo! Não fique obcecada!
  • É hora dos 27 fling boogie (jogar 27 itens fora ou separar para doação)!! Tire 5 minutos e passe pela sala de estar! Nada muito difícil aqui gente, apenas jogue fora 27 itens de tralha! Pegue um saco de lixo e livre-se das coisas que estão causando bagunça (clutter-tralha)! Jogue fora aquelas revistas e jornais velhos! Jogue fora os folhetos de propaganda (mala direta) que não interessam!!! Divirta-se!
  • Hoje vamos usar rapidamente o aspirador de pó. Isto significa aspirar a sala no meio e chegando o mais perto possível dos rodapés e da mobília (sem mover a mobília do lugar). Não é para aspirar detalhadamente, apenas rapidinho. Não fique obcecada, isto leva menos de 10 minutos. Divirta-se e não se distraia da missão com outras coisas!
 
  • Tire um tempo hoje para arrumas os maiores hotspots de sua sala de estar. Apague aqueles princípios de incêndios antes que eles realmente comecem a queimar!
  • Hoje nós vamos passar o aspirador de pó direitinho, limpando todos os cantinhos. Isso significa passa o aspirador de pó na sala de estar, certificando-se de que você limpe bem os rodapés e embaixo dos móveis. Por favor, tenham cuidado pra não se machucarem tentando mover os móveis. Se for muito difícil limpar embaixo dos móveis então tente limpar o mais próximo possível da base do móvel que você puder. Não esqueça os cantos!! Divirta-se e não se distraia!
  • Para hoje, pegue 5 minutos e tire o pó (espanando ou passando um pano) dos itens decorativos da sua sala de estar. As molduras dos quadros, abajures, porta-retratos e enfeites.  Esta é uma limpeza detalhada. Coloque uma música e mova-se rapidamente, você ficará surpreso com quão rápido você  pode fazer isso!!! Não pense demais sobre a missão, apenas faça a missão! Divirta-se!
 
  • Hoje nós estaremos cuidando das áreas negligenciadas da nossa sala de estar e sala da família (nos Estados Unidos tem um cômodo com este nome Family Room) Pegue um espanador ou pano de tirar pó (flanela) e passe acima dos batentes das portas, acima dos quadros, das janelas, nos cantos dos tetos e no alto das cortinas. Tire o pó de toda a área perto do teto de sua sala de estar. Você ficará surpresa com o que se tira de pó, teias de aranha,... nesta parte alta! Raramente olhamos para CIMA, principalmente se você for baixinha! Risos... Agora não fique obcecada! Apenas olhe para cima e tire o pó! Se você tiver algo com cabo longo ficará mais fácil. Uma dica é pegar um cano PVC e prender o espanador dentro dele, prenda com fita adesiva e comece a tirar o pó. Canos de PVC são encontrados com facilidade em lojas de material de construção.
  • Sua missão para hoje é colocar alguma coisa bonita na Sala de Estar. Eu estou pensando em algumas flores colhidas de seu próprio jardim ou algum buquê que você possa comprar bem baratinho. Talvez você tenha algum arranjo bonito ou planta em algum lugar da casa e que pode ficar perfeito em sua sala limpa! Aproveite!

  • Hoje nós vamos atrás do lixo. Você pode pensar que não tem lixo nessa sala, mas olhe embaixo das poltronas e sofás. Levante as almofadas e veja se alguma coisa foi "engolida" pelo sofá. Verifique debaixo das mesinhas e atrás dos móveis. Ajuste seu timer para 15 minutos, pegue um saco de lixo e comece a jogar fora. Você vai ficar surpreso com quão rápido você consegue terminar esta missão. Eu aposto que sobrará tempo! Seja cuidadoso e não levante móveis muito pesados ou estranhos que podem lhe causar danos nas costas, por exemplo. Peça ajuda se for o caso!



  • Hoje é o dia em que vamos cuidar das coisas deixadas na Sala de Estar e na sala da família (nos Estados Unidos tem um cômodo com este nome Family Room). Os sapatos, agasalhos, guarda-chuvas, cadernos de escola, roupas sujas, etc.. Ajuste seu timer para 15 minutos e vá atrás das coisas que precisam ser guardadas em outro lugar. Apenas coloque-os nos cômodos em que elas deveriam estar e volte à sala de estar e pegue outra coisa para guardar. Não se desvie do objetivo em outro cômodo ao começar a guardar as coisas fora de lugar lá também. Por exemplo, ao guardar um sapato num outro cômodo, não se desvie arrumando a cama. Apenas guarde o sapato e volte para os cômodos da zona em que estamos trabalhando. Se você notar que tem outras coisas para arrumar no outro cômodo, então verifique sua programação para ver se consegue fazer um resgate daquele cômodo em 5 minutos. Se sua programação não permite que faça esse resgate ainda hoje, então já programe para o próximo dia em que der tempo!!! Isto não é uma questão de tudo ou nada! Isto é sobre babysteps e ficar orgulhosa das pequenas coisas que conseguimos fazer!

Leia as missões da semana no site oficial americano no link: http://www.flylady.net/c/lp.php
 Clique no ícone “Flight Plan” que ele te conduzirá para o Plano de Vôo do dia!



Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário