domingo, 1 de julho de 2012



Querida Nova Integrante,

Eu sei que você está sobrecarregada com a sua casa e o CHAOS que se tornou morar nela. Nós estamos aqui para te ajudar sem cobrar nada por isso. Tenha em mente que a sua casa não ficou assim da noite para o dia e que não ficará limpa e arrumada em um dia. Nós vamos ensiná-la como dar passos de bebê (BabySteps) e estabelecer pequenas rotinas para que você se livre do seu Clutter e consiga manter sua casa arrumada. Esse sistema funciona para todos, não importa se você trabalha fora, se fica em casa com as crianças, se está aposentada ou se trabalha em casa. Você pode fazer isso. Só precisa que alguém te dê um tapinha nas costas e te dê um grande abraço para que você comece.
Nós vamos calar essas vozes negativas que você escuta na sua cabeça te dizendo que está sempre atrasada e que tem que fazer concluir tudo agora e substitui-las com amor, vozes gentis que te dirão que você não está atrasada e que você pode fazer isso, um babystep por vez!
Por favor, não fique impaciente com o processo. Tudo que faremos te ajudará a substituir essas vozes que te jogam para baixo. Nós estamos aqui para te levantar e celebrar qualquer pequena conquista.
Seu primeiro BabyStep é fazer sua pia brilhar. Não dê ouvidos às vozes dizendo que isso não te ajudará a arrumar a zona que está sua casa. Foi exatamente assim que eu comecei e esse pequeno hábito mudou a minha vida! Siga esse BabyStep com fé e conclua-o.
Aqui estão as instruções para fazer sua pia brilhar. 
Essa é a sua primeira missão. Muitas de vocês não conseguem entender porque eu quero que você tire de sua pia todos os seus pratos e a limpe e deixe brilhando quando existem muitas outras coisas para fazer. É tão simples: Eu quero que você tenha um aquela sensação de missão cumprida! Há anos você luta com a tralha (Clutter) na sua casa e você agora está começando a revidar. Eu só quero colocar um sorriso no seu rosto. Na próxima manha, quando você se levantar, sua pia te alegrará e você abrirá um enorme sorriso. Não poderei estar lá para te dar um grande abraço, mas eu sei como a gente se sente bem ao ver o nosso rosto refletido na pia da cozinha. Então, a cada manhã, esse será meu presente a você. Mesmo sabendo que eu não poderei estar lá para te dar o tapinha nas costas, que quero que saiba o quão orgulhosa eu estou de você.
Vá Fazer Sua Pia Brilhar!
- FlyLady


FAZENDO SUA PIA BRILHAR
Muitas participantes perguntaram: “Como limpar minha pia até ela brilhar?” Para responder essa pergunta, a FlyLady escreveu um passo a passo. 
Nota: Siga esse passo a passo na primeira vez que fizer sua pia brilhar. Você NÃO PRECISA seguir todos esses passos todos os dias. Só mantenha o brilho com um pouco de limpa-janelas.
Queridas Amigas,
Eu quero que você sorria de orelha a orelha com sua pia brilhando. Eu já ouvi todas as desculpas do mundo, até mesmo as pias velhas podem parecer novas se você caprichar!
 Nota: Lembre-se de enxaguar muito bem entre cada etapa!
1. Retire todos os seus pratos da pia
2. Jogue um pouco de água quente na pia, encha até a borda. Então coloque um copo de água sanitária na água fervente e deixe a pia cheia por 1 hora. Agora, retire a tampa do ralo (cuidado com a água quente, utilize uma pinça ou algo para não encostar na água). Certifique-se de estar com luvas durante todo o processo para não irritar a sua pele e tome cuidado para não respingar a água com alvejante em sua roupa. Se você tiver uma daquelas pias com duas cubas, faça uma cuba por vez.
3. Enxague muito bem a sua pia.
4. Coloque um pouco de detergente em pó, como um saponáceo, esfregue bem sua pia e depois enxague. Certifique-se de ter retirado TODO o detergente em pó.
5. Pegue um objeto afiado e fino como uma faca de manteiga e passe ao redor da borda da pia, limpando como você limparia embaixo de suas unhas.
6. Limpe ao redor das torneiras. Você pode utilizar uma escova de dente velha ou fio dental para essa tarefa. 
7. Agora, passe o seu limpador de janelas no interior da cuba, isso dará um bom brilho. *
8. Se você ainda não estiver satisfeita com a aparência da sua pia, pode tentar passar cera de carro. Apenas sinta do fundo do seu coração que você limpou muito bem sua pia e que não precisa ser perfeito. Foi o nosso perfeccionismo que nos colocou nessa situação.
9. Toda vez que você molhar sua pia, seque com um pano de prato seco (eu troco o pano de prato toda noite como parte da minha rotina noturna). Antes que perceba você estará fazendo isso toda vez que você sair da cozinha! O resto da sua família fará também.  Nada mais de tralhas na pia. Você terá uma pia limpa e brilhante.
10. Não tenha um ataque caso outra pessoa não sinta tanto orgulho quanto você de sua pia. Você já fez a pior parte, nunca mais terá que fazer esse processo todo novamente. A manutenção diária manterá a aparência brilhante todo o tempo. Palavras desagradáveis e ofensivas não são fáceis de apagar. Certifique-se somente de explicar a sua família o que você está tentando fazer. Eles acharão que você ficou louca.
11. Se você não tem uma máquina de lavar louças, não se preocupe. A lavadora é só um local para colocar os pratos sujos. Separe um local na sua pia e coloque uma panela ou uma bacia ali para colocar a louça suja. Ensine a sua família que ao invés de colocar a louça suja dentro da pia, deve-se colocar dentro dessa bacia. Adquira o habito de guardar seus pratos assim que eles forem lavados e secos. Nada de deixar a ouça secando no escorredor ou acumulando na pia. Guarde tudo assim que terminar. Se os seus pratos estão velhos e com uma aparência ruim, você pode mergulhá-los na pia com alvejante ou comprar um jogo novo. 
12. Para se assegurar que sua família se lembrara disto, deixe recados sobre a pia. Isso chamará a atenção deles sobre onde colocar a louça suja. Seja paciente! Eles também nunca foram ensinados a fazer isso. Precisaram de um pouco de tempo e prática.
Agora, se você tem uma pia de aço inoxidável, eu aconselho fazer, depois de enxaguar bem, polir sua pia com uma esponja separada só para isso. Fará com que sua pia pareça novinha em folha!
 Se não conseguir o brilho desejado depois do limpa vidros, use um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de azeite de oliva em um pano e esfregue na pia. Isso a fará sorrir. 
Agora vá fazer sua pilha brilhar!
FlyLady.
Nota: Tome cuidado para não misturar produtos como saponáceos a outros a base de amônia (como o Limpa-vidros), pois eles podem liberar gases tóxicos! Por isso vale a pena seguir repetindo: ENXAGUE MUITO BEM SUA PIA A CADA PASSO!

Nota do Tradutor:
Aqui no Brasil muitas donas de casa tem o hábito de utilizar a pia para colocar legumes e produtos, utilizando como um recipiente extra para itens a serem comidos. Se esse for o seu caso, seria melhor não utilizar esse método para limpeza, pois os produtos que serão utilizados, como o limpa-vidros ou a cera de carro podem fazer mal a sua saúde.



Tagged: , ,

3 comentários:

  1. Olá gostei do vosso blog!!! Estou a começar nestas andanças :)

    cantinhomagicodasara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não tenho espaço na pia para colocar a bacia com louça suja, será que há outra ideia?

    ResponderExcluir