sábado, 2 de março de 2013

Parabéns: Você é uma CEO

Quando eu escrevi o Sink Reflections, eu quis que você entendesse a paz interior que sentimos quando nossa casa está em ordem. O depoimento abaixo está no inicio do livro.
Querida FlyLady,
Eu gostaria de te falar sobre a maravilhosa pousada em que eu e meu marido nos hospedamos nesse feriado. A cozinha era pequena, mas completamente equipada tanto de equipamentos quanto de comidas e beliscos. Waffles caseiros feitos numa linda e limpa cozinha. As áreas em comum e quartos tinham um ar limpo e leve, travesseiros de penas com lençóis combinando e velas perfumadas. O banheiro... Ah, o banheiro… banho de espuma, loções e toalhas brancas limpas e frescas.
A biblioteca equipada com livros, revistas e vídeos de yoga.
O melhor de tudo: eu e meu marido passamos um tempo juntos sem interrupções, tarefas ou até mesmo transito.
Ok... você adivinhou... Graças a você, essa linda pousada é minha casa.
Muito, mas muito obrigada.
À medida que sua casa se torna esse acolhedor retiro do mundo exterior, você começa a perceber que não só a sua casa está limpa e sua comida pronta, mas suas preocupações também se vão. Essa é a paz que vem quando você limpa e destralha todos os aspectos da sua vida.

Uma área que constantemente é negligenciada é a financeira. Tudo em nossa casa é ligado a nós. Assim que limpamos uma área e estabelecemos rotinas para lidar com essa área, nós encontramos mais tempo para planejar uma refeição, pagar uma conta e economizar um pouco.

E se nós pudermos gerenciar nossas casas como um hotel 5 estrelas? A parte engraçada disso tudo é que nós já fazemos muito disto! Nós somos Executivas do Lar do nosso hotel, de vez em quando caímos da carroça, mas estamos cada dia melhores! Então vamos começar comparar nossas casas com um hotel!

1. Nós temos quartos e banheiros
2. Nós disponibilizamos locais para as pessoas dormirem confortavelmente e estarem prontas para o próximo dia.
3. Nós temos serviço de lavanderia
4. A sala de jantar está sempre aberta
5. O porteiro está sempre pronto para planejar qualquer excursão
6. A limousine está a sua disposição
7. A sala de estar tem uma boa coleção de livros e bons locais para relaxar

Então, como podem ver nosso hotel já oferece o que há de melhor! Você é a Chefe Executiva deste hotel, é sua responsabilidade mante-lo funcionando. Mas... como fazer isso?

Todo negócio tem que saber onde seu dinheiro está sendo gasto e como manter o fluxo do seu caixa. Você sabe o que significa realmente orçamento? É uma projeção do que você tem de despesas e quanto você imagina que gastará com elas e não que você tenha que gastar absolutamente tudo que entra, se continuar fazendo isso você acabará falindo. Você não pode contar com o ovo na barriga da galinha.

Nesse momento nosso hotel está lutando para não se afogar num mar de problemas. A medida que consertamos um problema, outro aparece. Nós já cuidamos dos problemas de limpeza, estabelecemos rotinas para que as coisas fossem feitas, nossa cozinha está ok, já temos o nosso menu e nossa lista de compras. Isso é apenas parte do necessário para se manter um hotel funcionando.

Quando temos problemas financeiros, o stress machuca a todos os envolvidos. Temos que achar o equilíbrio do nosso hotel e olhar objetivamente quanto recebemos e quanto gastamos. Algumas pessoas automaticamente dirão que precisam cobrar mais por um determinado quarto no hotel. ERRADO! Taxas mais altas farão com que clientes vão embora. Mais dinheiro nem sempre é a chave para o funcionamento do hotel.

Nós temos um caixa limitado e precisamos aprender a viver com ele. Não podemos fazer dinheiro aparecer magicamente. Eventualmente você terá que pagar seus cartões. Para resolver essas questões nós começaremos com um orçamento simples. Temos que escrever o que é preciso para manter cada area do nosso pequeno hotel funcionando: da lavanderia à limousine  Em outras palavras, temos que saber o quanto gastamos em cada departamento para poder traçar um plano e efetivamente reduzir nossos gastos um dia por vez.

Semana passada, alguém me perguntou qual era o meu maior patrimônio  sem exitação eu respondi: EU! Você quer saber porque? Por causa da minha atitude “Posso fazer” que me mantem aprendendo e seguindo. Quer saber mais uma coisa? Você também tem essa atitude  Conhecimento é a resposta! Porque voce acha que continua procurando por respostas? Porque você acha que chegou até nos? Você estava procurando respostas para os seus problemas. Você sabia, bem lá no fundo, que o conhecimento está por ai, mas que ter o conhecimento e usa-lo são coisas distintas. Nós vamos te ensinar a usar o que você já sabe.

Toda a sua vid ate disseram que você era uma mulher, que você podia fazer qualquer coisa! O problema com esse tipo de pensamento é que nos faz ir atrás do que queremos e nós queremos tudo, mas não nos ensina como manter o que já temos e priorizar o que é importante para nós. É nisso que eu quero te ajudar.

Como SHE´s somos pessoas inteligentes e esclarecidas! Nosso maior patrimônio somos nós mesmas. Quando você cuida de você, mesmo da forma mais simples, você está tomando conta do seu hotel.  Eu sei que você equipara isso com ser egoísta  mas não é! Para manter o seu hotel funcionando eficiente e suavemente, você tem que estar feliz e saudável!

As SHEs se dividem em todos os tipos de pessoas: algumas são melhores em determinadas coisas, eu gosto de chama-las de sábias SHEs! Muitas de nossas membras não têm pilhas de roupas sujas ou de pratos sujos, mas suas tralhas estão tomando conta de seus lares e elas não conseguem se desvencilhar. 
Algumas que são ótimas com suas finanças enquanto outras nem conseguem achar suas contas. Outros podem literalmente gerenciar um hotel 5 estrelas.
No escritório, nossos membros parecem totalmente seguros e arrumados, já em casa eles não conseguem encontrar nada. Esses membros sofrem de CHAOS. Esse terrível segredinho a respeito de suas casas os mantiveram afastados dos amigos e colegas de trabalho e eu aposto como o segredinho financeiro também está escondido de sua família. Quer saber por quê? 

MEDO! MEDO DA REJEIÇÃO! Será que é por isso que vivemos nos endividando e vivendo acima das nossas possibilidades? Medo de não valer a pena por causa da nossa falha, medo de não parecer algo que valha a pena, medo do que os outros podem pensar, medo de não viver de acordo com o que a gente imagina que a vida deva ser, medo de não estar no mesmo patamar dos vizinhos. Você vê que pensamento ruim em todas essas atitudes? O MEDO do desconhecido é muito pior do que o próprio desconhecido. Quando você conhece o seu inimigo, você consegue traçar um plano de batalha!

Agora voltemos para o nosso patrimônio! Você o tem e nós vamos utilizá-lo mesmo o nosso lado “Não SHE” é um patrimônio! Pense nisso. Nós amamos planejar e esquematizar, fazer listas também, mas não somos muito boas em transformar nossos planos em ação. Isso é o que nós faremos, mas usando babysteps, um de cada vez.

Agora listarei o que precisaremos: Lápis, papel e o seu control journal. Olha só como é apropriado… Um control journal para aprendermos a controlar nossos hábitos de gastos! Coloque o papel no seu control journal, depois começaremos a olhar o que gastamos, o que temos, o que precisamos, onde estamos e onde pretendemos chegar com esse conhecimento. Não te sobrecarregarei! Sempre babysteps!

Suas finanças não ficaram bagunçadas da noite pro dia então sua divida não será resolvida em um dia!

Você está pronto para enfrentar suas finanças e encontrar o poder para voar? Afinal, menos é mais… Menos dividas significam mais paz!

FlyLady

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