domingo, 10 de março de 2013

Despensa Eterna
By Leanne Ely

Eu já disse várias vezes que uma despensa bem estocada é a melhor amiga que uma mulher pode ter. Extrapolando esse conceito, temos o que eu chamo de Despensa eterna. Uma despensa tão bem estocada, que se pode ir nela a qualquer dia e encontrar os ingredientes necessários para fazer a maior parte dos pratos do dia a dia. E nos dias de hoje seria uma bobeira não perceber que o freezer é a continuação da despensa. Eu incluo o meu freezer na minha despensa eterna.

Ter latas de alcachofra que foram compradas numa promoção no fundo do seu armário quando praticamente ninguém na sua casa gosta, não funciona. Assim como comprar alimentos na promoção na esperança de conseguir utiliza-los de alguma forma também é desperdício. Isso não passa de tralha e tem que ir embora (existem locais para doações que farão bom uso disso).

A sua despensa eterna tem que refletir o consumo de sua casa. Minha família não come sopa enlatada, consequentemente não estoco disso. Eu sei que isso soa idiota, mas eu recebo uma série de e-mails me perguntando o que devem ter em suas despensas. A FlyLady incluiu uma lista básica de despensa no final deste FACE Control Journal para te ajudar. Aqui é para te ajudar a analisar como a sua despensa funciona.

Seguir alguns passos (babysteps) bem simples te ajudará a identificar e desenhar a sua despensa eterna. Para começar, você precisa ser capaz de achar o que precisa quando precisa, ou seja, precisa organizar os itens semelhantes próximos uns dos outros. Por exemplo, deixar todos os produtos de tomate numa mesma área, assim você terá menos trabalho para encontrá-los.

Também é interessante utilizar suas prateleiras para classificar as categorias de alimentos também. Coloque os cereais e grãos (arroz, macarrão, feijão, farinhas, etc) juntos na mesma prateleira ou parte dela. Guarde os itens para preparo de comida em outra prateleira (como molhos, temperos, etc). O objetivo é organizar a sua despensa de uma forma que faça sentido para você, como o layout de um mercado, mas em uma escala menor. Faça a mesma coisa no seu freezer: coloque todas as carnes juntas, sucos na porta, vegetais, sorvetes, etc. e quando menos você esperar você começará a encontrar as coisas!

Isso não significa liberar o seu lado perfeccionista e começar a alinhas os produtos em ordem alfabética! E sim que você precisa gastar um pouco de tempo com seu armário e freezer, mas não mais do que 15 minutos por vez! Ajuste o seu timer e divirta-se! Você quer ser capaz de sorrir toda vez que abrir a sua despensa por saber que lá tem coisas que funcionam para sua familia? Sua despensa eterna é a chave para conseguir preparar suas refeições com tranquilidade todos os dias.

Você já viu aquele adesivo: “Aquele que morre com mais brinquedo ganha”? Bem, poderíamos adaptar para “SHE que morre com mais comida escondida ganha”, mas esse está longe de ser o nosso objetivo, o objetivo é estocar comidas que você precise, para que sirva tanto para você quanto para sua familia. Uma despensa bem estocada não significa um armário tão lotado que precise de uma placa “cuidado ao abrir – queda de objetos”.

Aprender com fazer compras num mercado é o primeiro passo para ter uma despensa eterna. O segundo passo é organizar essa comida de forma que fique fácil de ser encontrada e também que os produtos mais antigos estejam sempre na frente para serem usados primeiro.

A Flylady te desafia a passar uma semana comendo somente os itens que já tem em casa. Talvez você também queira fazer isso depois que sua despensa estiver organizada e “eterna”.

Lembrem-se: Sua despensa não precisa ser uma caça ao tesouro!


Você consegue!

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário