sexta-feira, 8 de março de 2013

11 dicas para economizar na cozinha
Por Leanne Ely

Para se livrar da caldeira das finanças é preciso que os gastos sejam controlados. Um dos melhores lugares para realmente colocar suas finanças na linha é a cozinha. A alimentação é um dos seus maiores gastos, com exceção talvez da hipoteca. E diferente da hipoteca, você tem controle sobre o dinheiro que você gasta com comida a cada mês. Ter uma boa consciência das suas finanças (ser consciente e não pão duro) te dá liberdade para saldar suas dividas e se desvencilhar das amarras.

Aqui estão 11 dicas para economizar dinheiro na cozinha que te ajudarão a atingir seu objetivo. Todas elas já foram testadas por mim e eu garanto que foram fundamentais para que eu conseguisse me livrar de todas as minhas dividas.

1. Seja um caçador de recompensas. Se o mercado próximo a sua casa tem uma promoção de por exemplo carne moída e é um pacote bem grande, compre de qualquer forma e divida em pequenas porções de acordo com o uso na sua casa. Use sacos para congelamento de qualidade, afinal se você terá todo esse trabalho na hora de congelar é preciso que valha a pena!

2. Maior nem sempre é o melhor. Não procure automaticamente pelo maior pacote do mercado achando que está fazendo um grande negocio. Compare os preços, veja o preço por kg, litro ou unidade.

3. Faça uma caça por remarcações. Verifique no final do mercado pela prateleira de produtos remarcados, nem todos os mercados possuem essas prateleiras, mas alguns têm. O mercado perto da minha casa dá ótimos descontos em produtos com caixa danificada ou amassada e com isso eu economizei uma pequena fortuna. Atenção com latas amassadas para evitar problemas.

4. Conte seus descontos. Os descontos que eles preferem são aqueles dos anúncios dos jornais e normalmente podem ser encontrados facilmente no inicio da loja, mas olhe ao redor, veja os outros produtos similares, eles podem ter um desconto ainda maior! Nem sempre os produtos anunciados como promoção tem descontos reais, às vezes são só marketing. Não se deixe enganar!

5. Seja esperta na hora das compras. Antes de sair de casa responda as seguintes perguntas: Eu tenho minha lista de compras? É um bom momento para ir ao mercado (evite a hora do rush e o momento de abertura do mercado)? Tem alguém para olhar as crianças (não preciso nem explicar)? Estou com fome (você sabe o que acontece quando compra comida com fome!)? Se você passar no teste, vá ao banheiro, depois coloque sua lista no bolso e vá ao mercado!

6. Tempere sua vida. Eu uso um monte de temperos quando cozinho – se você já tiver seguido alguma das minhas receitas, já percebeu. Mas eu não os compro em mercados normais se não eu iria à falência.  Ao invés disso eu vou a lojas como o Wallmart que são bem mais em conta.*

7. Faça estoque.  Você lerá sobre como estocar sua despensa perpétua depois, mas você deve fazer isso somente quanto estiver com humor para estocar. Você realmente usará aquilo ou acabará estragando? Uma vez eu comprei spaghetti numa promoção por 10 centavos o pacote. Lá pelo vigésimo pacote encontrei pequenos bichinhos nele! Ewwwwwww! Faça estoque, mas não acumule!

7. Compre bananas. Se elas ficarem maduras demais, congele-as com a casca. Depois as descasque e faça uma vitamina com elas. Você terá um almoço rápido com elas. Ou simplesmente as dê como lanche para as crianças, fica ótimo especialmente no verão!

8. Cardápios não são só para restaurantes. Você TEM que planejar suas refeições. Sem planos será um desastre, você sabe disso. Se precisar de ajuda, vá ao meu site, lá tem cardápios semanais com lista completa de mercado para você utilizar. www.SavingDinner.com . **

9. Frango Esticado (Frango de Borracha). Essa é a mãe de todas as receitas econômicas. Você pega um misero frango e transforma em três ótimas refeições (entendeu? Frango Esticado?). Você pode encontrá-lo no site da FlyLady. Existem outras receitas que esticam também, as compartilharei depois. ***

10. Meu freezer, meu amigo. Hoje em dia o freezer pode ser considerado uma extensão da despensa. Use com sabedoria! Livre-se do lixo queimado no freezer e encha-o de coisas que você irá usar. Por exemplo, sua família adora o seu bolo de carne, mas você não faz com frequência porque demora muito? Faça DOIS ou até três da próxima vez e os congele (mais uma vez em sacos de congelamento de qualidade). Outra dica boa para o congelador: Use uma caneta daquelas de retroprojetor para colocar as datas e conteúdos (é importante que faça isso para não esquecer!) nas sacolas ou potes que forem para o freezer. Para evitar perder a caneta, mantenha-a junto com a caixa de sacolas para o freezer e não conte a ninguém que ela está lá, se não a perderá para sempre!

11. Largue a mentalidade do Drive-Thru. Sim, é mais fácil simplesmente pegar algo no mercado para quando você não quiser cozinhar, mas isso custará a sua família liberdade financeira, sem falar na saúde. São essas pequenas coisas que vão pouco a pouco acabando com o seu dinheiro. Não caia no cardápio de 99 centavos também, é cheio de gorduras e calorias e esses 99 centavos te custarão uma fortuna depois. Você merece coisa melhor.****

Voar significa se desapegar. Estas são coisas que nos prendem e nos impedem de decolar voo. Eu costumava estar sempre com dividas, tem quase nada e cheguei a ter problemas tão sérios com o Imposto de Renda que quase preferi a máfia atrás de mim! Mas colocar minha casa em ordem (isso foi fundamental) me deu espaço para resolver meus problemas financeiros, um babystep por vez, usando o cérebro que Deus me deu. Hoje eu não tenho problemas financeiros.

Então siga em frente! Você consegue!

* No Brasil o Wallmart não é uma loja de departamentos mais barata do que um supermercado. O ideal seria comprar os temperos em lojas mais em conta que o mercado. Por exemplo comprar cheiro verde num hortifruti ao invés de um mercado.
** Esse Site é em inglês e não será traduzido aqui no Blog
*** Essa receita pode ser encontrada traduzida na pasta FILES no site do grupo. Ainda não está disponível aqui no Blog.
****Não temos esse cardápio de 99 centavos no Brasil. O mais próximo seriam aquelas refeições rápidas como hotpockets, miojos e afins.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário