sábado, 16 de março de 2013

Fazendo Compras

By Leanne Ely

Um dos piores lugares do mundo é o mercado as 18 horas toda noite. Lá você vai encontrar mulheres cheias de fome na fila com crianças irritadas pedindo produtos com preços elevados e comidas congeladas para o jantar. Elas podem ter um litro de leite também, ou de repente um papel higiênico, mas uma coisa tenha certeza: elas não estão preparadas, estão estressadas e tudo que elas querem fazer é sair daquela longa e ir logo para casa dar comida a todos.

Esse não precisa ser o jeito de ir ao Mercado, existem várias atividades simples (babysteps!) para te livrar dessa rotinha terrível e melhorar a qualidade da comida na sua casa. Uma das primeiras atividades a ser feita é a lista de compras.

Sim, você já ouviu isso antes e de alguma forma você acha que não precisa fazer isso: você acha que sabe o que você precisa, mas deixe-me te perguntar uma coisa: Quantas vezes por semana você vai ao mercado? A resposta deveria ser UMA.  Até mesmo uma ida rapidinha para comprar um litro de leite extra é demais, se é um produto que sera consumido antes de estragar, porque não armazenar? Agora não me envie emails explicando que não tem espaço. Claro que se esse for realmente o caso, mesmo depois de você eliminar todos aqueles “projetos de ciencias” que guarda na geladeira, eu te entendo, mas de resto uma única vez por semana é mais que o suficiente. Eu nem consigo expressar o quanto isso é importante. Ficar longe do Mercado nos ajudará a deixar nossas finanças em dia e nos dará mais tempo para fazer as coisas que nós realmente queremos fazer e isso é uma importante Lição da FlyLady.

A forma de se fazer isso é ter um plano. Não precisa ser um plano muito elaborado, uma simples lista de compras que contenha os principais itens que vocês costumam comer na sua casa (um cardápio para a semana), o que estiver acabando e quanto você precisa ter de cada coisa. Se você abrir uma lata de atum para o lanche, inclua uma lata de atum na lista, mesmo que você tenha mais na sua dispensa! Mesmo que você não o compre nesta ida ao Mercado, você pelo menos sabe que em algum momento precisará comprar, pois está anotado e será lembrado quando finalmente for a hora de ser comprado. É assim que se mantem uma dispensa sempre com estoque.
Nesse momento é preciso ir para o Mercado. Esse não é um bom local para gastarmos nosso tempo e nem nosso dinheiro. Eu ainda não conheci uma SHE que pudesse ir a um lugar desses com uma lista de compras e sair dele sem comprar pelo menos 5 coisas for a da lista “por que tava na promoção”. SHE´s adoram promoções, pode acreditar, eu sei! Mais de uma vez eu liguei para uma amiga para avisar de alguma barganha que eu consegui. Sempre existem exceções (novamente: segurem esses e-mails!) mas para a grande maioria funciona dessa forma e se você não quer cair em tentação, precisa evitar esses lugares como se estivessem com algum tipo de praga ou infestação.

Aqui vão alguns sinais de que você tem problemas com mercados:
1. Suas compras chegam a estar guardadas embaixo da cama porque você não tem mais espaço.
2. Você mente para seu marido a respeito de quanto gasta no mercado
3. Você esconde suas compras
4. Você fica apreensiva no caixa esperando ter dinheiro para pagar tudo que pegou
5. Você se sente culpada.

Claro que isso pode ser aplicado a qualquer loja. O Mercado é só o lugar que eu sei que isso acontece por experiencia própria. Você é capaz de zerar o seu orçamento familiar por meses por causa de compras impulsivas. E é nisso que toda a economia do mercado é baseada. Eles contam com seus gastos excessivos com compras impulsivas e te agradecem por isso. Eles te cobram uma taxa anual de membro para que você tenha esse privilégio!

Então junte seus menus. Mantenha uma lista sempre aberta (eu tenho um blooquinho simples com imã preso na minha geladeira com uma caneta junto) e escreva assim que você usar o produto. Antes de sair de casa gaste um tempinho revendo a lista. Esse tempo que você vai gastar revendo essa lista te economizará tempo no futuro, pois você não terá que ir correndo ao mercado porque acabou o molho de tomate que você precisa para uma receita. Sua dispensa eterna estará funcionando. Quando isso se tornar um hábito, você começará a voar no departamento de estoque também! Será cada ver mais fácil e você gastará cada vez menos tempo e terá mais certeza de que comprou tudo que precisa, quando você precisa.

Como a FlyLady sempre diz: Babysteps!

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário