segunda-feira, 2 de julho de 2012


Muitas flybabies escrevem a FlyLady perguntando porque precisam se arrumar até os sapatos. A FlyLady escreveu o seguinte texto para responder essa pergunta! No final deste texto você estará pronta para colocar os sapatos!

Por que Sapatos? Especialmente sapatos de cadarço?


Queridas Amigas,

Desde que este grupo começou eu insisto que vocês devem arrumar-se inclusive colocando os sapatos todos os dias. Eu quero que vocês façam isso, sem exceções. Abaixo explico o porquê.

Há muitos anos atrás, eu trabalhei com telemarketing em uma empresa de cosméticos. Uma das principais regras da empresa era que eu não poderia fazer nenhuma venda por telefone se não estivesse completamente arrumada, realmente arrumada! Até os sapatos. A razão por trás disto era o fato de que agimos de forma diferente quando estamos totalmente arrumadas. Tornamo-nos mais profissionais. Os clientes conseguem perceber quando não nos sentimos bem a respeito da nossa aparência, mesmo quando não percebemos. Então, se arrumar-se causa uma impressão enorme em alguém que nem está te vendo, imagine o que causa em quem pode te ver? Principalmente em você mesma. 
Sapatos com cadarço são melhores do que chinelos ou sandálias, porque eles são mais difíceis de tirar. Ao invés de jogar o sapato pro alto para uma rápida soneca no sofá, você terá um pouco mais de trabalho para retirá-los. E ai, talvez, nesse pequeno instante antes de desamarrar os sapatos, você perceba que ainda há algo mais que você deve fazer. 

Com os sapatos nos seus pés sua mente diz: “Ok, é hora de trabalhar”. Você não terá desculpas para não levar o lixo para fora, nem para não colocar sua caixa de doações no carro. Você está literalmente pronta para tudo. Pode acreditar, quando você receber aquela ligação da escola dizendo que seu filho precisa de você ou aquela sua grande amiga te ligar dizendo que precisa conversar, você estará pronta! Inclusive com sapatos.

Esse problema é mais comum com as SAHM, pois elas não têm a obrigatoriedade de sair de casa sempre e com isso acabam não se arrumando todas as manhãs. Somente as crianças as verão. Eu quero que vocês prestem atenção no que direi: Vocês tem o trabalho mais importante de todos: criar adultos produtivos e bons. 
Agora, você quer que seus filhos se lembrem de você como aquela mãe que só se arruma perto da hora do pai estar em casa? Quer que seu filho tenha que abrir a porta porque você ainda não está vestida? 
Se você olhar o seu dia da mesma forma que as  “Payroll SHEs” e perceberá que os trabalhos em casa demorarão o tempo que você deixar (o dia inteiro na maior parte das vezes, por que você permite), você se livrará da sua “Franny” e se arrumará até os sapatos, porque é hora de trabalhar.

Esse é um dos grandes benefícios de usar sapatos. Há dois verões atrás pela primeira vez consegui usar os sapatos por uma ou duas semanas. Também foi o primeiro verão que não tive o pé rachado e nem sangrando por causa dos saltos. 
Existem muitas recompensas esperando. 

Agora vai lá calçar os seus sapatos, vai. Eu não quero ouvir: "Ai, nos andamos de pé descalços aqui em casa, nós não usamos calçados dentro de casa". Bom, a partir de agora você usa! Compre ou limpe um par de sapatos só para isso, será o seu sapato da FlyLady. Não me de a desculpa de que você vai encher a casa de sujeira por causa dos calçados. Você é quem manda aí na sua casa e você pode dizer pras crianças tirarem os sapatos. Qual o problema? Na maioria das casas que você morou você teve dificuldades em ver o chão e manter o carpete limpo. 
Você sabe que cor é o seu carpete? E quando você passa o aspirador uma ou duas vezes por semana a sujeira é aspirada mesmo, então não se preocupe que os sapatos tragam a sujeira para dentro da sua casa. Ensine aos seus filhos a não trazer sujeira nos sapatos. Coloque um tapete na entrada de casa e peça as crianças para limparem os pés antes de entrar. Aposto que você tem 10 pares de sapatos na sua porta agora, não tem? Uma pilha de sapatos na porta de entrada... Os sapatos empilhados na porta atrapalham a passar o aspirador de pó, não atrapalham? Faça as crianças baterem a sujeira dos sapatos na rua, depois limpá-los e guardarem os calçados no quarto deles (ou onde costumam guardar os sapatos na sua casa). 
Se eles tivessem que pagar por aqueles tênis caros, cuidariam bem melhor dos calçados, não é? 

Agora vista seu sapato! Sem desculpas!


- FlyLady

Tagged: , ,

0 comentários:

Postar um comentário