sexta-feira, 13 de julho de 2012


"Em algumas semanas teremos um monte de convidados, o que eu farei?."

Todo mundo passa por isso. Você terá amigos vindo visitar e sua casa está uma bagunça e  você não tem tempo suficiente para arrumá-la e limpá-la. Abaixo vai um passo a passo sobre como fazer uma maratona de limpeza usando o método da FlyLady, mas atenção: Sem as rotinas, sua casa voltará para a bagunça e sujeira em um dia, porque você ainda não tem os hábitos de manutenção.
A FlyLady também criou um podcast para que você possa ouvir o Blog-Radio, onde ela a guiará durante o processo.

1. Vista-se toda, inclusive sapatos, penteie os cabelos e passe creme no rosto ou faça 
maquiagem.
Não me questione neste item. apenas faça, agora. Coloque uma música boa para trabalhar. Não muito rápida, nem muito lenta. Acenda uma vela que tenha um bom aroma ou coloque algum tempero na água para ferver em fogo bem baixo.

2. Ajuste o timer e gaste 15 minutos na cozinha. 
 Nós vamos começar pela cozinha. Conforme a cozinha vai se ajeitando, também o resto da casa ficará ajeitada. Ajuste o timer e gaste 15 minutos na cozinha. Se sua pia não estiver limpa e brilhando, então limpe-a primeiro e deixe-a brilhando, então encha a pia com água quente e sabão e comece a limpar os balcões e bancadas. Esvazie a lava-louças. Quando o timer tocar, PARE o que estiver fazendo e vá para a sala de estar.

3. Ajuste o timer novamente para 15 minutos e comece a limpar as mesinhas de centro e de canto ou então comece recolhendo os jornais e revistas e brinquedos
Concentre-se em UMA coisa, não em todas. Pegue um cesto de roupas vazio e coloque nele as coisas que não deveriam estar na sala. Leve um saco de lixo com você também e comece a recolher o lixo. Não fique tentada a separar o que pode ser reciclado, apenas coloque no saco. Assim que a casa estiver em ordem você poderá se concentrar em separar, mas por agora estamos nos concentrando em fazer a casa ficar apresentável. Portanto supere esta atitude perfeccionista. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha.

4. De volta à cozinha, ajuste o timer para mais 15 minutos e continue a fazer o que estava fazendo antes. 
Não caia na tentação de limpar um armário, nós estamos limpando apenas as superfícies  deixando nossa casa apresentável e não perfeita.

5. Agora  faça uma pausa.
Ande em volta olhando o quanto foi feito em apenas 15 minutos. Ajuste seu timer para 15 minutos e beba uma xícara de chá ou café ou um copo de água ou aquilo que você gosta e apenas relaxe. Quando o tempo acabar você voltará ao trabalho por mais 15 minutos.

6. Esta sessão de 15 minutos será no banheiro. 
Limpe a pia primeiro, limpe o vaso sanitário e então recolha as toalhas e roupas sujas e coloque no cesto da lavanderia. Mais uma vez: não caia na tentação de colocar a roupa para lavar. Você precisa de um banheiro limpo antes de precisar de uma roupa limpa. A lavanderia virá depois!

7. Quando o tempo acabar, volte para a cozinha para mais 15 minutos
Depois que todos os outros pontos estiverem limpos, varrer o chão e limpar bancadas e eletrodomésticos. Você pode fazer qualquer coisa em 15 minutos! Continue trabalhando até acabar o tempo, depois vá novamente para a sala de estar.

8. Na sala de estar.
Continue a recolher as coisas, depois que recolher todas as coisas, tire a poeira e passe o aspirador de pó.

9. A cada 45 minutos faça uma pausa de 15 minutos. 
Gire pela casa por 15 minutos. Você entendeu esta parte? 

Adapte este esquema para as suas limitações físicas e para as necessidades das crianças. Mas você pegou o espirito da coisa. Concentre-se em uma tarefa durante 15 minutos e depois vá para outra. Você vai ficar surpresa com quanto pode ser feito em um dia de trabalho.

Seu timer é seu melhor amigo. Você pode fazer isto. Agora desligue o computador e vá trabalhar!

Notas da Tradução:
Coloque isto em seu Control Journal para consultas futuras ou no caso de uma amiga precisar de sua ajuda.
O Podcast não está traduzido.

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário