quarta-feira, 25 de julho de 2012


Rotina Noturna

Queridas Amigas,
Muitas de vocês estão tendo problemas com a rotina noturna. As reclamações variam entre as seguintes:

1. Estou muito cansada.
2. Minha lista é muito grande.
3. Meu QM quer que eu me deite com ele.
4. As crianças não deixam
5. Demora muito para fazer tudo da minha lista
6. Eu não tenho tempo

Você pode vir com qualquer desculpa, eu já ouvi todas. Como vocês todas sabem, eu acho essa rotina ainda mais importante que a da manhã. Você consegue sim.
Para mim a minha rotina noturna é automática, eu a faço sem nem perceber que já estou fazendo meus planos para a manhã do dia seguinte.
É assim que acontece:
Logo que acaba o jantar eu já deixo a cozinha limpa. Eu não espero até a hora de dormir para fazer isso. Assim já é metade da batalha. A cozinha limpa é uma joia na sua coroa e ir dormir com essa joia brilhando é uma benção para sua manhã. 
Na maior parte das vezes a minha cozinha já está limpa por volta das 7:30 e se for necessário, ligo a máquina de lavar louças as 8 horas ou antes de dormir. Se por um acaso eu a ligar imediatamente, já a deixo vazia antes de dormir, para não ter que fazer isso pela manha. Eu gosto de ter sempre a maquina de lavar louças vazia.
Depois, normalmente eu tomo um relaxante banho de espuma. Não fico amarrada no computador ou na TV. 
Enquanto a banheira está enchendo, eu tiro minhas roupas (essa é a minha dica para separar as de amanhã). Para separar a minha roupa do dia seguinte, eu preciso saber o que eu tenho para fazer e com isso já verifico o meu calendário. Então, adivinhe só, eu já verifico todos os meus compromissos. Uma coisa puxa a outra. É tudo muito rápido e automático, faço tudo isso enquanto a banheira enche.  E também isso me impede de cair da carroça, pois como estou louca de vontade de entrar na banheira e relaxar, faço tudo o mais rápido possível, é como se fosse um jogo para mim. Então, por volta de 8:30, eu já estou de banho tomado, relaxada, com as roupas de amanha separadas (você tem que estar com a lavanderia em dia para que isso funcione) e já verifiquei meus compromissos do dia seguinte. 
A próxima atividade a fazer é curtir o meu tempo livre!
Escolho entre responder os seus e-mails, ver TV, escutar musica, ler ou escrever. Às vezes acabo indo para a cama mais cedo. 
Na hora de dormir, tudo que me resta a fazer é guardar qualquer coisa que eu tenha deixado espalhada – Prevenção de Hot Spot. Então eu passo a vista nos meus hot spots à procura de algo fora do lugar. Como já faço isso 2 vezes por dia ou mais, normalmente não há muito a ser guardado, no máximo um copo para levar pra cozinha (já lavo logo e guardo para não sujar a pia) ou um pedaço de jornal que precisa ser jogado fora.
Quando termino de passar a vista pelos principais Hot Spots da casa, começo a parte da minha rotina que é realmente antes de dormir: Passo meu hidratante, escovo os cabelos e os dentes e depois vou para a cama, onde faço minhas orações, meditações e agradecimentos e depois me aconchego nos braços do meu amor.
Como você deve ter notado, a minha rotina noturna começa bem antes da minha hora de dormir. Você pode fazer isso também. É só uma questão de manter o processo rodando em paralelo na sua mente e ir fazendo um passo de cada vez. Cada passo te leva ao próximo e antes que você perceba, sua rotina está completa e você nem precisou consultar a sua lista.
Que quero que você voe, esta rotina ajuda a sua manhã a começar com o pé direito!
- Fly Lady
Durma Bem!


Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário