sábado, 7 de julho de 2012

As Rotinas são uma parte muito importante não só do Sistema FlyLady como de toda a sua vida! Muitas FlyBabies perguntaram a FlyLady a respeito de sua rotina e como ela a definiu, então a FlyLady resolveu compartilhar as rotinas dela com todas vocês como um ponto de partida para suas próprias rotinas!

Rotinas da FlyLady
Queridas Amigas,
Constantemente me perguntam a respeito da minha rotina, então eu decidi compartilhá-las com vocês. Mas tenha sempre em mente que essa é a minha rotina, isso funciona para mim e é possível que não funcione para você. Agora, não fiquei obcecada por mim, todas nós temos que nos vestir, colocar sapatos nos pés, ir ao banheiro, arrumar a cama e claro, deixar a pia brilhando. Mas nós podemos mudar a ordem das atividades para que elas se adequem melhor ao nosso dia a dia. Eu acredito que fazendo-as o quanto antes, de preferencia assim que acordo é mais rapido do que se forem sendo feitas ao longo do dia. Se você não as fizer, então o monstro da culpa começará a te devorar. Eu quero que você se sinta produtiva e isso não acontecerá se você procrastinar.
Esse é um processo contínuo, é provavel que você precise reajustar suas rotinas mensalmente ou até semanalmente. Faa o que funciona para você. Lembre-se: sua rotina tem que ser SUA rotina, caso contrário você não a fará.
- FlyLady

Rotina Noturna da FlyLady:

A rotina noturna é a rotina mais importante do seu dia. Reserve um horário para fazer a sua rotina noturna e a faça, começando hoje. Eu começo a minha assim que termina o jantar. Outras começam no final da tarde, enquanto preparam o jantar. Você decide.
- FlyLady

A rotina norturna da FlyLady é dividida em três partes:

1. Limpeza da casa antes de deitar (aproximadamente 20 minutos)
 - Sala: Pegar e colocar no lugar coisas soltas como: pratos, copos, revistas etc.
 - Cozinha: Limpar, fazer a pia brilhar, guardar louças, ligar a máquina de lavar louças.
 - Sala de Jantar e entrada: dar manutenção nos hotspots.
 - Rever a lista de tarefas para se certificar de que nada foi esquecido.

2. Pensar sobre o próximo dia antes de se deitar
 - Verificar seu calendário, agenda e atividades para o dia seguinte
 - Começar sua lista de coisas a fazer para o dia seguinte
 - Pensar: "O que posso fazer hoje para tornar a manhã de amanhã mais facil?"
 - Pegar as coisas que você precisará amanhã e não pode esquecer e colocar num local bem visivel proximo a porta
 - Certificar que as crianças guardaram tudo que deveriam
 - Começar o café da manhã - Arrumar a mesa e planejar o que será servido (não precisa anotar, só mentalmente)
 - Se você planeja um prato mais demorado para o jantar de amanha, deixe algumas etapas já preparadas para facilitar sua vida pela manhã
 - Separar roupas para o dia seguinte. É uma coisa bem simples que economiza um tempo enorme na manhã seguinte. Se algo precisa ser passado, você pode ajeitar isso calmamente ou escolher outra peça de roupa. Pode costurar um botão, dar uma lavada rápida, sem pressão! Todo o stress é aliviado.

3. Foque em si mesma antes de deitar-se
 Esfriar o tempo:
   - Se apronte para deitar
   - Escove seus dentes, lave seu rosto, escove seu cabelo
   - Tome seus remédios e vitaminas
   - Hora do Banho! Prepare um banho de espumas ou um banho morno
   - Coloque seu pijama (caso você use!)!
   - Agora você está pronta para se deitar!

 Reflita sobre o seu dia:
   - Escreva numa agenda, faça uma lista de missões cumpridas ou escreva numa agenda de agradecimentos
   - Leia por diversão
   - Leia para seus filhos ou marido
   - Escute musica não importa o tipo, contanto que te relaxe!
   - Reze ou medite
   - Aconchegue-se e apague as luzes. Vá para cama em uma hora decente, de preferencia a mesma hora todos os dias.
   - Adormeça com um sorriso no seu rosto e no seu coração.

Isso te parece muito?
Não se desespere! Apenas comece aos poucos. Faça essas três coisas, depois depois se inspire nessa rotina para criar a sua própria rotina noturna:
1. Limpe sua pia da cozinha
2. Separe suas roupas para o dia seguinte
3. Escove seus dentes


Rotina Matinal da FlyLady:
Esta é minha Rotina Matinal completa. Precisei de muitos meses para estabelece-la. Eu fazia a maior parte das coisas, mas não de forma automática. Agora elas são. Olhei a forma com que eu me movia pela casa, começando por me vestir. A medida que eu me movia de um comodo a outro, eu terminava a maior parte dela, depois eu verificava se havia faltado algo. Eu sei que isso parece muito, mas se você tiver feito a sua rotina noturna, será moleza. Tudo que você estará fazendo é: se arrumando, "enfeitando" o banheiro, indo pra cozinha e tomando conta de si mesma!
- FlyLady

A Rotina Matinal da FlyLady está dividida em quatro partes:

1. Levantando e Brilhando
   - Faça a sua cama assim que se levantar (a não ser que alguém continue dormindo!)
   - Vá ao banheiro, tome banho e limpe-o enquanto você está nele
   - Se penteie e passe a maquiagem
   - Faça uma limpeza básica (swish) no banheiro, saia e só volte mais tarde. Já está limpo, você pode se esquecer dele!
   - Saia do quarto com todas as roupas sujas e coloque direto na máquina.

2. A Cozinha
   - Se você tiver feito sua rotina noturna, a cozinha está limpa e tudo que você precisa fazer é esvaziar a maquina de lavar louças (ou o escorredor)!
   - Faça Café ou Chá e comece seu café da manhã
   - Alimente os animais
   - Alimente sua familia (inclusive você!)

3. Pense sobre seu dia
   - Verifique sua agenda
   - Faça sua lista de coisas a fazer
   - Planeje o que será feito no jantar
   - Olhe sua conta bancária e analise os gastos
   - Estenda as roupas que lavou
   - Ataque os hotspots. Se você tiver feito sua rotina noturna, não terá nada!

4. Pense sobre você
   - Tome suas vitaminas e remédios
   - Sente-se e relaxe por um momento
   - Coma o seu café, caso ainda não o tenha feito
   - Medite
   - Te agrade, dando um tempo na frente do computador, lendo seus emails e olhando seus sites favoritos!


Tagged: ,

0 comentários:

Postar um comentário