sexta-feira, 27 de julho de 2012


Planejamento do Cardápio 

Queridas Amigas,
O Novo hábito do mês de novembro é o planejamento de cardápio. Agora, não vá correndo se esconder no armário, planejar o cardápio é bem simples quando você gasta alguns minutos toda semana para fazê-lo.
Primeiro eu preciso explicar a você porque planejar um cardápio é tão importante. Você não pode comer aquilo que não tem em casa. Só o fato de sentar e pensar no que preparar para a próxima semana e depois ir ao mercado comprar os ingredientes necessários já te dará mais liberdade que quase qualquer outra coisa. Isso te poupará tempo e dinheiro e colocará boa comida no seu organismo. Quando você tem comida nutritiva em sua casa, você se sente melhor sobre o que você e sua família estão comendo.
Com o custo extra que já temos com outras coisas como ar condicionado, carros etc., precisamos encontrar maneiras de economizar aqui e ali. O local mais fácil de conseguir isso é na parte do nosso orçamento destinado a comida.
Ahhh você não tem um orçamento para isso? Tem feito tudo que precisa correndo para ter comida para servir sua família?
Quando estamos com pressa, a primeira coisa que vem a mente é o fast food mais próximo ou pegar o telefone e encomendar uma pizza mais uma vez.
Um pequeno cardápio planejado e uma cozinha limpa são os primeiros passos para que você consiga alimentar sua família e economizar dinheiro ao mesmo tempo.
Agora nós estamos entrando numa época de feriados muito caros e que ocupam muito tempo, queremos ajudar você a usar o seu tempo e o seu dinheiro de forma eficiente para que você consiga alimentar sua família sem se sentir culpada. O planejamento de cardápio fará isso.
Agora, eu não estou falando somente do jantar, mas também dos  lanches, cafés da manhã e almoços. Todas estas refeições devem estar no nosso planejamento de cardápio e na nossa lista de compras. Quando eu comecei a lidar com a minha diabete, Leanne me ajudou a equipar a minha despensa com comidas saudáveis para mim. Nós todos temos que fazer isso.
Tudo começa com a primeira refeição do dia, eu não tenho o hábito de tomar café da manhã, a não ser que seja um desses cafés completos em que se come até quase explodir. Não sou muito de comer pela manha, mas para colocar combustível no meu corpo, eu preciso ter comida saudável na minha casa. Eu aprendi que tenho que comer para viver e não viver para comer. Não poderia passar mais o dia sem comer e no jantar devorar um porco. Leanne me ajudou a montar uma lista com as comidas que deveria ter sempre na minha lista de compras. Eu sempre as tenho na geladeira ou na despensa. Para mim esses itens são: biscoitos, iogurtes, queijos de baixa caloria como cottage, amêndoas, frios e ovos. Você deve adaptar essa lista para a realidade da sua família.
Depois vêm os almoços, se você tem o hábito levar o almoço para o trabalho, você precisará de comidas que sejam fáceis de armazenar ou usar um dos modelos de cardápios simples da Leanne para produzir refeições maravilhosas com as sobras do dia anterior. Coloque esses itens na sua lista de compras permanente. Mantenha a sua despensa e sua geladeira cheia para que você não gaste dinheiro extra que você não tem disponível para comer fora.
A próxima coisa que precisamos pensar é o que vamos cozinhar para a os jantares. Estabeleça um plano básico e transforme em algo divertido, como por exemplo, usar temas internacionais: segunda pode ser comida italiana, terça mexicana e assim por  diante. Ou então as segundas-feiras frango, terças carne vermelha, etc. Pode ainda misturar tudo: segundas comidas internacionais, terças frangos, quartas sopas, etc.
Viu? Planejamento de cardápio não precisa ser algo chato, você só precisa de um modelo para fazer os agendamentos, você pode usar o seu calendário para isso, anote o que você comeu essa ultima semana para te dar um ponto de partida.
Leanne tem uns ótimos exemplos de cardápio de comida para te ajudar a começar e para o nosso novo livro ela desenvolveu o “Body Clutter Menu Mailer” (Cardápio de Refeições para um Declutter do corpo), infelizmente ela ainda não tem um exemplo para este.
Agora é a hora para começar a trabalhar no seu cardápio e lista de compras. Pegue um papel, caneta, marque o seu timer para 15 minutos. Não estou pedindo para que você pegue todos os seus livros de receita, estamos só trabalhando no planejamento.
Está pronta para economizar dinheiro e alimentar sua família com qualidade adquirindo este novo habito? Quem sabe isso não te ajuda a fazer o declutter no seu corpo que está na sua cabeça! Novos hábitos são divertidos!
Fly Lady

Tagged:

0 comentários:

Postar um comentário